«Esconder a cara no espaço público, seja com o que for, é passível, a partir de hoje em França, de uma punição com uma multa de 150 euros ou um estágio de cidadania.”»
«"Esta lei é um atentado aos meus direitos europeus, não faço mais do que os defender: ou seja a minha liberdade de ir e vir, a minha liberdade religiosa", afirmou Drider, rodeada por alguns jornalistas na gare de Avignon (sudeste), onde ia apanhar um comboio para Paris.»
«"Esta lei viola o direito", insistiu esta mãe de quatro filhos que vive em Avignon.»
«"Segundo esta lei, a minha mulher devia ficar fechada em casa, acham normal? Não consigo compreender isto no país dos direitos humanos", declarou o marido, Allal Drider, que a tinha vindo acompanhar à gare.»
«No entanto, outras opiniões, como a de Malek Chebel, um dos principais teóricos do Islão em França e tradutor do Corão em francês, prefere classificar a medida como "uma lei má de má política". "O que está em causa é, apenas, o lugar do Islão em França, na Europa e no mundo", declarou Chebel, autor de obras de referência como "O Islão das Luzes" e que se distinguiu em quase dois anos de debate por ser tanto contra a interdição como contra o uso do véu integral. "O Islão causa medo: é uma religião jovem, em renascimento", sublinhou também Chebel.»
Ao ler estas notícias, fico com a nítida sensação de que o Ocidente está a tomar medidas extremistas semelhantes às que tanto criticamos nos países Islâmicos! Tal como a polémica dos crucifixos nas escolas, esta lei que proíbe o uso do véu integral em França parece-me excesso de zelo, até uma perseguição religiosa! Nos dias de hoje a Ocidente qualquer manifestação de fé é considerada quase um crime!
Ler mais:
Sem comentários:
Enviar um comentário