sábado, 17 de abril de 2010

Que instituição já pediu mais vezes perdão pelos seus erros, pelos seus pecados, que a Igreja?


“As desculpas não se pedem, evitam-se!”


Ou seja, pedir perdão por um erro cometido poderá ser evitado se não se cometer esse erro! Isso é verdade. Mas, quem nunca errou?
Todos nós na nossa vida quotidiana erramos. Todos nós estamos sujeitos ao erro!
Aliás, errar é humano, faz parte do nosso crescimento com pessoas!
Assim como também deve fazer parte do nosso crescimento, o pedir perdão, o admitir que se errou! Não evita o erro cometido, mas, é uma porta para o diálogo, para o perdão efectivo!

Olhando a isto, e ao facto de a Igreja ser uma instituição composta por pessoas, como todas as instituições do mundo, pergunto, que instituição já pediu mais vezes perdão pelos seus erros, pelos seus pecados, que a Igreja?


Não me lembro de nenhuma!

Os E.U.A. já alguma vez pediram perdão pela chacina de Hiroshima? Pelo erro que foi a invasão do Iraque?

A Igreja já pediu perdão pelas cruzadas, pela chamada guerra santa!

Os povos Ocidentais, colonizadores, que escravizaram, que trataram de modo desumano as pessoas de raça negra, que as transaccionavam como quem compra e vende um animal uma mercadoria, já pediram perdão por todos esses crimes?

A Igreja já pediu perdão pela Evangelização á força, pela inquisição!

Nós no nosso dia-a-dia, na nossa vida quotidiana pedimos perdão pelos nossos erros, pelas nossas faltas e culpas?

Nas últimas décadas os Papas já pediram perdão pelos mais variados pecados da Igreja, pelos pecados de 2000 anos de história!

Estaremos nós a ser justos quando criticamos a Igreja, uma instituição milenar composta por pessoas tão falíveis quanto nós?

“Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. “(Mt 18, 21-22)

Sem comentários:

Enviar um comentário