Mais uma prova da hipocrisia desta humanidade Ocidental onde até a justiça depende dos interesses políticos e económicos:
“Omar tinha apenas 15 anos quando, a 27 de Julho de 2002, foi capturado pelas Forças Especiais americanas, após confrontos com presumíveis elementos da Al-Qaeda no leste do Afeganistão. Segundo várias testemunhas, Omar - ferido nas costas, onde foi atingido duas vezes, e no olho esquerdo de que acabou por cegar - , terá sido interrogado a primeira vez em Bagram quando se encontrava sob o efeito de anestésicos, após ter sido submetido a várias cirurgias, ou quando tinha estado algemado durante muito tempo com as mãos à altura dos olhos, a cabeça tapada e soluçando.”
“Para os seus advogados, estamos perante "o primeiro processo de uma criança-soldado da história moderna", tendo em conta que Omar tinha 15 anos quando foi detido e permanece, desde então, na prisão de Guantánamo. Responsáveis em Washington preferiam que o caso não fosse a tribunal tendo em conta as vozes críticas, como a de Anthony Lake, ex-conselheiro do Presidente Barack Obama e chefe da Unicef. Para Lake, este caso pode criar um perigoso precedente internacional e levar a que mais jovens sejam vitimizados pela guerra. E há quem alerte para o facto da era Obama poder ficar na história pelo "julgamento da criança-soldado".”
O processo de Khadr, segundo as ONG, está marcado pela ilegalidade e o seu julgamento é o primeiro da Administração Obama, o Presidente que prometeu encerrar Guantánamo. Khadr tinha só 15 anos quando foi detido, numa clara violação aos direitos humanos. Daí o seu julgamento ser considerado o primeiro "de uma criança- -soldado" da era moderna.
“organizações internacionais de defesa dos direitos humanos e da criança revelaram, em 2009, que o Canadá gastou mais de 1,3 milhões de dólares para garantir que Omar permaneceria em Guantánamo.”
Ler mais:
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1638422&seccao=EUA e Am%E9ricas
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1639046&seccao=EUA e Am%E9ricas
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1638419&seccao=EUA e Am%E9ricas