quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Guantánamo. Justiça, que justiça?



Mais uma prova de força de um pais que se diz “policia do mundo”, guardião dos “direitos humanos”, etc.. (os Estados Unidos da América claro!!)


Mais uma prova da hipocrisia desta humanidade Ocidental onde até a justiça depende dos interesses políticos e económicos:

“Omar tinha apenas 15 anos quando, a 27 de Julho de 2002, foi capturado pelas Forças Especiais americanas, após confrontos com presumíveis elementos da Al-Qaeda no leste do Afeganistão. Segundo várias testemunhas, Omar - ferido nas costas, onde foi atingido duas vezes, e no olho esquerdo de que acabou por cegar - , terá sido interrogado a primeira vez em Bagram quando se encontrava sob o efeito de anestésicos, após ter sido submetido a várias cirurgias, ou quando tinha estado algemado durante muito tempo com as mãos à altura dos olhos, a cabeça tapada e soluçando.”

“Para os seus advogados, estamos perante "o primeiro processo de uma criança-soldado da história moderna", tendo em conta que Omar tinha 15 anos quando foi detido e permanece, desde então, na prisão de Guantánamo. Responsáveis em Washington preferiam que o caso não fosse a tribunal tendo em conta as vozes críticas, como a de Anthony Lake, ex-conselheiro do Presidente Barack Obama e chefe da Unicef. Para Lake, este caso pode criar um perigoso precedente internacional e levar a que mais jovens sejam vitimizados pela guerra. E há quem alerte para o facto da era Obama poder ficar na história pelo "julgamento da criança-soldado".”

O processo de Khadr, segundo as ONG, está marcado pela ilegalidade e o seu julgamento é o primeiro da Administração Obama, o Presidente que prometeu encerrar Guantánamo. Khadr tinha só 15 anos quando foi detido, numa clara violação aos direitos humanos. Daí o seu julgamento ser considerado o primeiro "de uma criança- -soldado" da era moderna.

“organizações internacionais de defesa dos direitos humanos e da criança revelaram, em 2009, que o Canadá gastou mais de 1,3 milhões de dólares para garantir que Omar permaneceria em Guantánamo.”

Ler mais:

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1638422&seccao=EUA e Am%E9ricas

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1639046&seccao=EUA e Am%E9ricas

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1638419&seccao=EUA e Am%E9ricas

1 comentário:

  1. Apesar do Mundo poder ser um "mar de rosas" se a inclinação de todos os homens fosse para bem, vivemos momentos de grande conflito.
    Quando tudo parecia seguir o bom caminho constata-se que o vírus totalitário não desapareceu. Apenas incubou. E, qual gene recessivo, reapareceu à superfície, dotado de especiais mecanismos de defesa.
    Sob o manto diáfano da democracia, torna-se mais difícil de combater.

    Resta a esperança....

    Abraço

    Paulo
    PORTUGAL

    ResponderEliminar