terça-feira, 7 de abril de 2009

Trabalho precário


Em Portugal o trabalho precário tem vários rostos, alguns desses rostos são pouco visíveis! É com muita frequência escondido por detrás da fachada de grandes grupos empresariais, que se vangloriam falsamente de serem os grandes criadores de emprego deste pais, mas se esquecem que quando criam emprego na maioria dos casos pouco especializado, pouco estável (contratos a prazo que antes do funcionário passar a efectivo é na maioria dos casos despedido ou não lhe renovam o contrato), o estão a tirar a outros! Pessoas que têm nos seus pequenos negócios, o seu meio de subsistência, e vêm as grandes superfícies invadirem o seu nicho de mercado sem dó nem piedade!!
As empresas de trabalho temporário são outro caso de incentivo ao trabalho precário! Pois permitem aos empresários recrutar funcionários sem que os mesmos alguma vez tenham vínculo com a empresa, não obriga á formação contínua que está prevista na lei, criam uma maior pressão sobre os funcionários roçando quase a escravatura, e faz também com que o despedimento não implique custos á empresa. Quem fica em maus lençóis é o funcionário! Que fica desempregado e sem quaisquer direitos! Excepto o subsídio de desemprego! Caso nos últimos 24 meses tenha pelo menos 18 meses de trabalho! Senão nem isso!!!!
Por último os trabalhadores independentes (recibos verdes, empresários em nome individual), alguns jovens, ouros nem por isso, que se sujeitam a trabalhar sem quaisquer direitos a não ser o de trabalhar e fazer os descontos (segurança social) e pagar os seus impostos ( IVA, IRS).
Não têm sequer direito a subsídio de desemprego embora descontem tal como qualquer trabalhador dependente!
Trabalho precário um dos maiores pecados da sociedade Portuguesa!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário