quinta-feira, 9 de julho de 2009

G8


Ontem iniciou mais uma cimeira do G8.
Ou seja uma cimeira dos países mais ricos e poluidores do mundo! Que tal como está explicito neste artigo: http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1301524 tem oficialmente em agenda três pontos: recuperação económica, mudanças climáticas e pobreza.

É com alguma descrença que vejo mais uma cimeira do G8!
Primeiro porque não acredito que a maioria das medidas que forem decididas tomar, possam passar do papel, que sejam postas em prática!
Segundo não acredito que os três pontos em agenda sejam analisados com a mesma seriedade, responsabilidade e importância! Isso está patente neste artigo de opinião: http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1302354 escrito por duas personalidades politicas da União Europeia, onde fica bem visível a pouca importância dada ao terceiro ponto em agenda, a pobreza!
É claro e não há dúvidas, que a recuperação económica, as mudanças climáticas são problemas que tem de ser resolvidos urgentemente! Mas….e a pobreza? Essa continua aqui: http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1302409&seccao=Europa
Bastaria um pouco de boa vontade dos países mais ricos e desenvolvidos para reduzir e muito, o número de pessoas pobres no mundo! Como? Perdoando a divida externa aos países pobres, ajudando economicamente no seu desenvolvimento, liberalizando o comercio externo etc…..
Como nos diz Bento XVI na sua mais recente encíclica, criando uma “ ética amiga da pessoa” para evitar e menorizar as desigualdades globais!






Sem comentários:

Enviar um comentário