quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Respeito religioso mútuo, respeito pela diferença



Nestes últimos anos tem crescido em todo o ocidente um racismo religioso generalizado!

Mas nunca se tinha visto uma intenção tão racista como a do Pastor Terry Jones, líder de uma pequena igreja cristã evangélica do estado da Florida, que, no próximo sábado pretende queimar 200 exemplares do livro sagrado dos muçulmanos!
Terry Jones em declarações á comunicação social proferiu as seguintes declarações:

“"O Islão e a Charia [lei islâmica] são responsáveis pelo 11 de Setembro", disse o pastor da Flórida. "É o momento dos cristãos, das igrejas e dos responsáveis políticos de dizerem 'Não', o islão e a Charia não são benvindos nos Estados Unidos." Terry Jones acusa ainda o Islão de ser "uma religião diabólica". O pastor tenciona queimar o Alcorão à porta da sua igreja, em Gainsville , a 500 quilómetros de Miami.”

As reacções não se fizeram esperar:

“O general Petraeus criticou ontem a iniciativa, dizendo que ela poderá colocar em perigo a vida de soldados americanos. "Estou muito inquieto com as repercussões possíveis da hipótese de queimarem um Alcorão", explicou o general, em comunicado. "É precisamente o género de acções que os talibãs usam e que poderá colocar problemas significativos."”
“O simples rumor da intenção de uma queima já provocou agitação em Cabul. Ontem, centenas de pessoas protestaram na capital afegã e chegaram a apedrejar veículos militares. Os manifestantes gritavam "morte à América" e alguns deles, citados pelas agências, diziam que a decisão de queimar o Alcorão partira dos EUA e "do Presidente americano".”

“A ideia de queimar o livro sagrado dos muçulmanos foi criticada por grupos islâmicos americanos e já motivou uma posição do porta-voz do ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros, segundo o qual o auto-da-fé provocaria "sentimentos incontroláveis" em todo o Islão. "Aconselhamos os países ocidentais a impedirem a exploração da sua liberdade de expressão para insultar os livros santos", disse o mesmo porta-voz.”
“Indonésia, grupos radicais muçulmanos ameaçam lançar uma "guerra santa" se a iniciativa for concretizada. A minoria cristã local teme um surto de violência e um grupo de igrejas cristãs protestantes na Indonésia lançou um apelo a Barack Obama para que impeça a acção do pastor Terry Jones.”

“A secretária de Estado norte- -americana, Hillary Clinton, afirmou que queimar o Alcorão é um "desrespeito e um acto vergonhoso". Por sua vez, a chanceler alemã, Angela Merkel, condenou a iniciativa, classificando-a de "odiosa".”
Ler mais:

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1657359&seccao=EUA e Am%E9ricas

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1658168&seccao=EUA e Am%E9ricas

São reacções de repúdio, de condenação, mas, acima de tudo de ódio e de medo!
A ocidente o medo de sofrer novos atentados!
No mundo Islâmico o ódio ao ocidente, muito em especial aos E.U.A.!
No entanto poucos são aqueles que se preocupam, ou se referem ao que de mais importante está por de traz de tudo isto, o respeito religioso mútuo, o respeito pela diferença! Só o Vaticano e a Liga Árabe:

“O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, qualificou nesta quarta-feira de "fanático" o pastor evangélico americano que pretende queimar um exemplar do Alcorão no sábado. "Há uma crescente maioria nos Estados Unidos contra este fanático", disse Musa, em uma referência Terry Jones, pastor da igreja Dove World Outreach Center, criada em 1986 e localizada em Gainesville (Flórida).”
“"Nós queremos ver a reacção das pessoas educadas nos Estados Unidos contra o enfoque destruidor deste fanático", completou Musa.”

“O plano de queimar exemplares do Alcorão no dia 11 de Setembro seria uma "grave ofensa contra um livro considerado sagrado por uma comunidade religiosa", advertiu nesta quarta-feira o Vaticano.”
“O Conselho Pontifício do Vaticano para o Diálogo Inter-religioso, o equivalente a um ministério, expressou "intensa preocupação com o projecto de um 'Koran Burning Day' (Dia de Queimar o Alcorão) no dia 11 de Setembro", aniversário dos atentados de 2001 nos Estados Unidos.”
“"Cada religião, com seus livros sagrados, seus locais de culto e símbolos, merece respeito e protecção", afirma um comunicado do conselho.”

Ler mais:

http://d24am.com/noticias/mundo/igreja-catolica-uniao-europeia-e-arabes-criticam-pastor-dos-eua/6775

Sem comentários:

Enviar um comentário