quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Que sociedade temos nós?



Hoje ao assistir ao telejornal da hora de almoço, vi uma notícia que me deixou escandalizado, espantado, estupefacto!
Pensava eu que este tipo de coisas só acontecia em países do terceiro mundo. Países onde falta tudo, sensibilidade, recursos humanos, leis, e até o reconhecimento dos direitos humanos! Mas, não, não era um pesadelo! Era verdade!

A PSP encontrou ontem no chão da cozinha de um apartamento na Rinchoa, em Rio de Mouro, o corpo de uma mulher idosa que deve ter falecido há já nove anos, sem que o seu desaparecimento tenha sido detectado.

Após esta notícia se ter tornado publica houve já algumas reacções:
O sociólogo Manuel Villaverde Cabral coordenador do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa declarou que:

"É pena que tenha de haver casos trágicos como este para que a opinião pública tome consciência, através da comunicação social, do problema cada vez mais frequente do isolamento em que vive uma grande parte dos idosos"
"é extraordinário que nem as autoridades policiais, nem tão pouco os serviços de saúde e da segurança social, se tenham interessado pelo desaparecimento", "mesmo quando foram alertadas pela vizinhança".”

O Padre Vítor Melícias defende novas formas de convivência social para evitar casos como o desta idosa descoberta em casa nove anos depois de ter morrido:

“O isolamento e a solidão de idosos residentes em grandes meios urbanos têm de ser combatidos através de novas formas "urgentes" de convivência e inovação social, defendeu hoje o padre Vítor Melícias.”

“"Ao mesmo tempo, é um desafio para novas formas de organização da convivência social, como a solidariedade de vizinhança", defendeu.” “ Vítor Melícias classifica os casos "crescentes" de isolamento e solidão dos idosos como "um dos dramas grandes" da sociedade actual. "O urbanismo desmesurado potencia estes casos, impossíveis de acontecer em aldeias antigas, onde as pessoas se conhecem e têm relações de proximidade", afirmou.”


Ler mais:

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1779670&seccao=Sul


http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1780024&seccao=Sul


http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1779988

Sem comentários:

Enviar um comentário