sexta-feira, 22 de maio de 2009

Escândalos e o Vaticano


Quando se fala de escândalo religioso, fala-se do Vaticano!
Como é possível culpar sempre os mesmos, quando os erros nem sempre são dos mesmos?
A Igreja Católica é uma instituição milenar, constituída por homens, o que a faz falível em algumas circunstâncias, mas dai a ser culpada dos erros de uma minoria? É um exagero!!
A Igreja Católica tem nas suas fileiras milhares de sacerdotes! Alem de Sacerdotes são seres humanos, com defeitos e virtudes!
Como em todas as instituições, a Igreja Católica, tem bons e maus sacerdotes, bons e maus homens!
É leviano, quase escandaloso, querer culpar a Igreja de tudo o que de mau acontece nas suas instituições!
A comunicação social passa a vida á procura de escândalos, sem sequer se preocupar em recolher informação na totalidade!
Aqui vai os dois lados da mesma notícia! Vejam só a diferença!





quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bairros sociais


Numa época que tanto se fala de crise. Numa época em que se faz uma colagem muito grande entre crime e bairros sociais, gostaria de vos dar o meu ponto de vista.


Primeiro para dizer que, embora muitos dos criminosos sejam oriundos de bairros sociais, ainda assim, são uma minoria! Nos bairros sociais vive muita gente honesta, muita gente trabalhadora, mas também na sua totalidade pobre, com trabalhos precários e até desempregados!


Segundo, será que quando as instituições (câmaras municipais, instituições de solidariedade etc) alojaram as pessoas nesses bairros sociais, (vindos de barracas sem condições ou por motivos de realojamento etc) tiveram o cuidado, a percepção, de que há raças e etnias que não se devem misturar na mesma zona, por motivos culturais e religiosos, precavendo assim confrontos? Não, não me parece!


Terceiro, muitas das pessoas que vivem nesses bairros devido á pouca instrução, aos fracos recursos financeiros, (trabalhando na construção civil, fazendo limpezas etc) em muitos casos, á falta de visto de permanência no nosso pais, vêem-se obrigadas a deixar os seus filhos á própria sorte, sem sequer saberem se eles vão á escola ou se andam por ai a vaguear aprendendo o que não devem! São estes jovens que devido as circunstancias se transformam em criminosos!



Sem querer politizar este tema mas…. gostaria que lessem este artigo de opinião:



Seria bom que todos nós tomássemos consciência do nosso dever de cidadãos!
Aqui estão algumas ideias para alterar o actual panorama:


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Falar de amor


Falar de amor a uma humanidade com pouco amor, é complicado, e quase impossível!
Porque a palavra amor está destorcida, banalizada e mal tratada!
O amor é mais do que sexo, paixão, afecto e amizade…………!
Amor é entrega, dedicação e disponibilidade………….!!


S. Paulo descreve o que é o verdadeiro Amor com um grande arrojo na sua carta aos Coríntios:


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." ( 1 Cor 13, 1-13)

Com S. Paulo aprendam a amar!

domingo, 17 de maio de 2009

Mutilação genital feminina


Enquanto a ocidente muitas mulheres confundem dignidade com igualdade, há milhões de mulheres noutros pontos do globo a ser molestadas, mal tratadas e marcadas para o resto da vida!
A mutilação genital feminina é ainda hoje um dos maiores estigmas da humanidade!
Existem muitos países no mundo onde se continua a cometer este crime horrendo, sem que ninguém faça nada para alterar essa situação! Esses países (nação, governantes, lideres religiosos) fundamentam esta crueldade em princípios culturais, religiosos e históricos!
Será correcta essa fundamentação?
Num mundo em que cada vez mais se fala de justiça, igualdade e dignidade, será que não se pode fazer mais para acabar com este crime pavoroso?
Mais informação:






sábado, 16 de maio de 2009

As três religiões irmãs


Terminou ontem a peregrinação do Papa Bento XVI á Terra Santa. Terra que foi o berço de três das maiores religiões do mundo! Três religiões irmãs chamadas de religiões Abraamicas, que apesar disso estão de costas voltadas. Numa época em que tanto se fala de diálogo inter-religioso, Bento XVI durante os dias em que lá esteve deu a sensação de estar aberto a esse diálogo, contrariando assim a opinião de algumas pessoas a seu respeito!
Será por isso importante para nós Cristãos ter a percepção de que somos irmãos religiosos tanto de Judeus como de Islâmicos, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, contemos algumas semelhanças para além do lugar de origem, tanto na crença num Deus único, coma a existência de livros sagrados que nos são comuns.
Jesus nasceu Judeu e morreu Judeu! Foi o anjo Gabriel, o anjo da anunciação que revelou a Maomé o Alcorão, livro sagrado do Islão!


Há que resolver as diferenças! Sejamos todos irmãos de verdade!

Mais informação:






quarta-feira, 13 de maio de 2009

Afinal quem é que é intolerante?


Alguns líderes religiosos de outras religiões acusam a Igreja Católica, o Vaticano e o Papa de ser intolerante, intransigente mas…..
São os Católicos que dizem que a salvação é privilégio da sua religião? Que fora dela só existem infiéis, pecadores? Não!
São os Católicos que exigem a conversão a quem se quer casar com um membro da sua religião? Não!
São os Católicos que ainda hoje promovem guerras por causa da religião? Não!
Será que algum líder de outra religião teria a coragem de se arriscar, viajando para uma zona do globo onde tem tantas pessoas que o odeiam, que lhe querem mal, como está a ter o Papa Bento XVI ? Será que têm a coragem de entrar e rezar em templos de outras religiões? De apoiar a criação de uma pátria independente a um povo perseguido e cuja maioria das pessoas até são de outra religião que não a sua? De afirmar respeito por outra religião publicamente?
Afinal mais intolerantes, intransigentes e até dogmáticos que o nosso líder religioso, o Papa Bento XVI, são alguns líderes religiosos de certas religiões!!!
Mais informação aqui:

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ser jovem hoje


“ A juventude está perdida!” “ O que será do mundo no futuro, com jovens como estes?”
É comum ouvir frases como estas, a pessoas de meia-idade e idosos; consideram-se portadores da verdade e da razão.
Eu tenho para mim que quem assim fala está enganado!
Os jovens de hoje tal como os jovens de outrora são pessoas tão boas e tão capazes como qualquer outras!
O problema é que ser jovem hoje é mais difícil do que o era antigamente!
Os jovens de hoje são constantemente bombardeados com informação, boa e má, correcta e incorrecta, útil e inútil, pelos meios de comunicação, a uma velocidade vertiginosa nunca antes vista! O que faz com que tenham uma maior dificuldade em arrumar toda essa informação nas suas jovens e sonhadoras cabeças!
Se os jovens de hoje são irresponsáveis e com a falta de valores morais e de convivência a culpa não é inteiramente deles!! Seus educadores em particolar, a sociedade de um modo geral são muitas vezes culpados!!! São os pais, pelos valores morais e de convivência transmitidos, pelo exemplo herdado que formam a percepção de coexistência em sociedade!
A sociedade através da escola, associações desportivas e culturais, Igreja etc, têm um papel importante na formação tanto intelectual como mural!

Se os jovens são maus é porque todos nós estamos a falhar!

Os jovens são o espelho da nossa sociedade!

Quase tudo o que são devem-no aos pais, à sociedade em que crescem!