quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bairros sociais


Numa época que tanto se fala de crise. Numa época em que se faz uma colagem muito grande entre crime e bairros sociais, gostaria de vos dar o meu ponto de vista.


Primeiro para dizer que, embora muitos dos criminosos sejam oriundos de bairros sociais, ainda assim, são uma minoria! Nos bairros sociais vive muita gente honesta, muita gente trabalhadora, mas também na sua totalidade pobre, com trabalhos precários e até desempregados!


Segundo, será que quando as instituições (câmaras municipais, instituições de solidariedade etc) alojaram as pessoas nesses bairros sociais, (vindos de barracas sem condições ou por motivos de realojamento etc) tiveram o cuidado, a percepção, de que há raças e etnias que não se devem misturar na mesma zona, por motivos culturais e religiosos, precavendo assim confrontos? Não, não me parece!


Terceiro, muitas das pessoas que vivem nesses bairros devido á pouca instrução, aos fracos recursos financeiros, (trabalhando na construção civil, fazendo limpezas etc) em muitos casos, á falta de visto de permanência no nosso pais, vêem-se obrigadas a deixar os seus filhos á própria sorte, sem sequer saberem se eles vão á escola ou se andam por ai a vaguear aprendendo o que não devem! São estes jovens que devido as circunstancias se transformam em criminosos!



Sem querer politizar este tema mas…. gostaria que lessem este artigo de opinião:



Seria bom que todos nós tomássemos consciência do nosso dever de cidadãos!
Aqui estão algumas ideias para alterar o actual panorama:


Sem comentários:

Enviar um comentário