sexta-feira, 5 de junho de 2009

Jovens formatados


Ao contrário de anteriores gerações os jovens de hoje são acusados de ser: pouco criativos, pouco sonhadores e irresponsáveis! Porque?


Porque o facilitismo, o excesso de protecção, a procura exacerbada dos pais de realizar os desejos dos filhos lhes tirou a capacidade de improvisar, de sonhar com algo quase inatingível.
Muitos pais ocupam os tempos livres dos seus filhos com actividades extra curriculares, a pensar na sua formação escolar, sem muitas vezes lhes dar opção “vais para o inglês porque no futuro sem se saber inglês não se é ninguém!”, e pouco se preocupam com a sua formação moral, cívica ou de cidadania! Há pais inclusive que delegam a terceiros a formação moral e cívica que lhes competia a eles! Limitando-se a comprar os filhos com prendas e guloseimas, sem lhes atribuir noções responsabilidade e obrigação!


Porque devido ao excesso de informação “e nem sempre a mais correcta!” não sentem necessidade de ser criativos! Acham que já foi tudo inventado ou descoberto!
Porque são jovens conformados! O exemplo é a escolha dos cursos superiores! São escolhidos mais em função das saídas profissionais do que pelo seu gosto pessoal ou vocação!
Porque a formação dada nas escolas e universidades é cada vez mais específica, limitativa e pouco diversificada, não estimulando os jovens a ser criativos, nem a adquirir uma maior cultura geral!


Porque a sociedade actual é uma sociedade consumista e elitista, que polui a mente dos jovens com falsas felicidades, felicidades passageiras e instantâneas como se fosse um sumo!


Em resumo os jovens estão a ser formatados por nós sem darmos conta!


Formatados por uma sociedade
cada vez com menos valores morais e que tem medo do que é novo, jovem e original!

Formatados pelos pais, que dedicam pouco tempo aos filhos e que tentam compensar essa ausência fazendo-lhes as vontades e projectam nos filhos aquilo que gostariam de ter sido e não foram!


Formatados por um ensino pouco abrangente e despreocupado com os valores de cidadania!
Mais informação:

Sem comentários:

Enviar um comentário