terça-feira, 9 de junho de 2009

O Sofrimento


Todo e qualquer ser humano já teve experiencias de sofrimento!
Será possível evitar todo e qualquer género de sofrimento a nós próprios ou aos que nós amamos?
Não! O sofrimento é próprio da vida humana, é consequência da vida!
Dentro do sofrimento existe sofrimento inevitável e procurado!
O inevitável é aquele que não se espera, que não se quer, o que não se consegue afastar!
O procurado é muitas vezes o sofrimento próprio de quem não encontra sentido para a vida e considera a vida uma tragédia, uma desgraça, um desastre uma calamidade!!!


O sofrimento divide-se em três tipos: o físico, o mental e o espiritual.


O físico encontra-se aliado á doença, á dor, é um sofrimento que em alguns casos é prolongado, e muitas vezes quase insuportável! O sofrimento físico causa a muitas pessoas desânimo e o desejo de morrer. Provocando também o sofrimento mental a muitas delas!


O mental está ligado afinal á falta de auto estima, sentimento de inferioridade, preconceito, decepção afectiva “ amor, amizade” ou morte de alguém que nos é próximo. O sofrimento mental quando mal gerido dá azo a dependências “ álcool, drogas” e submissões “ amizades, amores não correspondidos”.


O espiritual é de ordem religiosa, de fé. A falta de fé, de crença, causa em muitas pessoas forte sofrimento. Tantos seres humanos que querem incessantemente ter fé, acreditar em Deus, e não porque não queiram mas……. não conseguem!


O sofrimento é algo que temos de aprender a gerir, dominar e superar! E com a ajuda de Deus que nunca abandona, será mais fácil, bem mais fácil!


Deus é nosso auxilio, nosso porto seguro!!!!

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia após dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória, alem de toda e qualquer medida, não olhemos para as coisas visíveis, mas para as invisíveis; porque as visíveis são temporais, ao passo que as invisíveis são eternas." (2 Cor 4, 16-18)

Sem comentários:

Enviar um comentário