terça-feira, 23 de março de 2010

Condições de trabalho em Portugal




No jornal Diário de Noticias de hoje vem uma noticia que nos fala de um dos maiores crimes sociais dos nossos empresários. O trabalho precário!

Aqui ficam pequenos trechos desta notícia:

"Três quartos das ofertas existentes nos centros de emprego [75%] correspondem a trabalhos precários e em regime temporário"

“O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou, na semana passada, a existência de 18 mil ofertas de trabalho por preencher. A esmagadora maioria desses empregos são publicados por agências de trabalho temporário, lembrou.”

“A ideia de que existe uma recusa maciça de empregos por parte dos desempregados - acusação de associações empresariais - é igualmente rebatida pelos sindicatos. "De acordo com números do IEFP de Junho de 2008, a recusa do chamado 'emprego conveniente' só foi responsável por 0,26% das anulações de subsídios de desemprego"”

“”Não se pode dizer, com ligeireza, que as pessoas não querem trabalhar, o problema é que não há empregos com o mínimo de qualidade, e entre abandonarem o subsídio e irem para um emprego que já sabem que é precário e mal pago, não o fazem", sustenta o sindicalista. Ao aceitar-se um trabalho precário pior remunerado que o anterior - e se voltar ao desemprego alguns meses depois -, o subsídio subsequente já terá um valor menor, na medida em que a percentagem dos 65% será calculada sobre uma base salarial menor. No caso de as contribuições não reunirem o mínimo legal de meses, o acesso à prestação é mesmo vedado.”

É prática recorrente dos empresários Portugueses pagar pouco e exigir muito:
- Recorrer a empresas de recrutamento de trabalho temporário para que o funcionário não tenha qualquer vínculo á empresa.
- Recrutar funcionário em regime de part-time, embora exista trabalho suficiente para ter esse mesmo funcionário a tempo inteiro, obrigando o funcionário ao abrigo da lei a trocar horas de trabalho extra por dias de folga. etc.
Achando esses senhores que conseguem motivar assim os seus funcionários!

Ler mais: http://dn.sapo.pt/bolsa/emprego/interior.aspx?content_id=1525731

Sem comentários:

Enviar um comentário