quinta-feira, 18 de março de 2010

A imagem de Deus


No inicio deste ano ocorreram uma serie de acontecimentos (pedofilia, assassínios, etc), de catástrofes naturais (terramotos, tufões chuvas torrenciais, derrocadas, etc) que levaram muitas pessoas a questionar a existência de Deus!

Sempre que acontece algo de mau, algo que o ser humano não consegue controlar, ouve-se logo a seguinte questão: “Onde estava Deus quando isto aconteceu?”
Todos nós criamos na nossa mente uma imagem de Deus que não corresponde na maioria dos casos ao Deus verdadeiro!


A imagem de Deus por nós criada é de um Deus que consegue colmatar as nossas necessidades e caprichos, ou de um Deus juiz, castigador e muralista, de “Deus-relojoeiro de Newton, ajustando a maquinaria do universo”, “Um Deus-providência ao nosso serviço, um superpai que nos proteja da natureza e das suas leis, esquecendo que "Deus não interveio para evitar o Gólgota nem Auschwitz nem evitou pestes, fomes e outros desastres".”

Então em que devemos acreditar?


"Cremos que o mal é também um mistério que dificilmente encaixa na imagem de um Deus omnipotente e misericordioso, sobretudo quando se traduz em sofrimento dos pobres e inocentes." Crêem no Deus que não tem ciúmes do ser humano e lhe deu capacidade criadora - talvez a ciência possa vir a prever os terramotos - e responsabilidade no mundo. Deus defende os pobres e oprimidos e abençoa os que trabalham pela justiça e pela paz.”

“Deus de Jesus deve ser "o grande acicate de justiça e solidariedade para todos os que se chamam cristãos".”

“face ao horror do Holocausto, o filósofo judeu Hans Jonas defendeu a impotência de Deus: em Auschwitz, Deus calou-se, "não porque não quis, mas porque não pôde". Pergunta-se: é claro que o poder e a bondade de Deus não podem ser concebidos ao modo humano, mas que ajuda traz um Deus impotente? Deus solidariza-se com o ser humano na cruz de Cristo.”

“Hans Küng, que reconhece que o mal parece ser "a rocha do ateísmo", pergunta, com razão, na sua última obra Was ich glaube (A minha fé): "O ateísmo explica melhor o mundo" do que a fé em Deus? "No sofrimento inocente, incompreensível, sem sentido, a descrença pode consolar? Como se a razão descrente não encontrasse também neste sofrimento o seu limite! Não, o antiteólogo não está aqui de modo nenhum melhor do que o teólogo."



Ler mais:


Sem comentários:

Enviar um comentário