"Bispos e padres que se consideram com o direito de decidir pela sua própria cabeça"
A primeira, é que Bispos e Padres devem obediência á Igreja, ao Vaticano! O que considero correcto! Senão cada um dizia e escrevia tudo o que lhe dava na veneta!
Mas, olhando á realidade actual, tanto social, como religiosa, seria bom haver algum debate sobre os chamados “temas fracturantes”!
A segunda é que existem, Bispos e Padres, que se preocupam com as realidades sociais, culturais e religiosas, da sociedade em que estão inseridos! Que tentam de algum modo denunciar e alertar a sociedade, a Igreja, para esses problemas actuais e que necessitam de resoluções!
D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas, refere o seguinte a propósito deste assunto: "Há tendências e correntes diferentes dentro da Igreja mas acho que devia haver mais bispos e padres a empurrar isto para a frente, porque o que noto no mundo é falta das pessoas pensarem mais pela sua própria cabeça" e diz ainda:"Unidos na comunhão mas também unidos pela diversidade"!
Eu vou mais longe, seria bom definir uma linha condutora, uma “regra”, que permita perceber de modo concreto e global, qual a posição oficial da Igreja! A sociedade em geral, os Católicos em particolar, necessitam de compreender de modo explícito, sem dogmas, nem fundamentalismos qual a direcção a seguir!
Para tal tem de haver um diálogo serio e aberto, á luz do Evangelho e da dignidade humana, sem olhar a preconceitos e ideias pré-concebidas!
A Igreja tem que ser “ unidade pela diversidade”!!
A Igreja tem que ser “ unidade pela diversidade”!!
Sem comentários:
Enviar um comentário