quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Católicos não Praticantes


É comum ouvir a algumas pessoas “ sou Católico mas não sou praticante”.

Este termo, este procedimento, demonstra a falta de conhecimento do significado e função dos Sacramentos, por parte dessas pessoas!
É também a demonstração de que muitos dos que se dizem “Católicos não praticantes” , são apenas pessoas que se receberam os Sacramentos por motivos meramente sociais e festivos, e fazem o mesmo com seus filhos e netos, levando-os á Igreja, para assim proceder a um invento social, uma festa!

Isto não é mais do que o desvirtuar dos Sacramentos! Os quais são muito mais do que motivo de festa ou sociabilização!


Os Sacramentos são um meio de Santificação, compromisso, disponibilidade e porta de entrada para a comunidade Católica!

Por tudo isto ser “Católico não praticante”, não é mais do que não ser nada!!

É esquecer as promessas do Baptismo, no qual por intermédio dos nossos pais e padrinhos somos recebidos pela comunidade, e nos tornamos Católicos!


É esquecer o compromisso assumido a quando da celebração do nosso Crisma, Sacramento de entrega e integração activa na comunidade a que pertencemos!

É deixar de receber com regularidade o Sacramento da Eucaristia, razão primeira da existência da Igreja, onde se celebra a morte e ressurreição de Cristo, a Boa Nova de Cristo!


É renegar a promessa feita no Sacramento Matrimónio, Sacramento de entrega mútua dos esposos e compromisso de educação dos filhos segundo a doutrina Cristã!


Ser Católico é muito mais do que ser receptor de Sacramentos, é vive-los!!!!!!!!



1 comentário:

  1. Este é um tema com que me tenho debatido muito nos últimos tempos, porque muita gente à minha volta se diz "católico" não praticante e para mim é muito claro que isso não pode existir... Mas por vezes é difícil explicar isso a alguém que se acomodou a uma definição fácil do que é ser cristão.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar