sábado, 12 de dezembro de 2009

Prémio Pessoa


É como Católico, como homem de fé, que me congratulo pelo Prémio Pessoa recebido por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto!

Numa época em que a religião é vista por muita gente como algo acessório, e até desnecessário, este galardão é uma demonstração do contrário! É uma prova de que a Igreja continua a ser necessária para a cultura, o desenvolvimento, a caridade e o combate à exclusão social!

O Prémio Pessoa é um prémio concedido anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período - e na sequência de uma actividade anterior - tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.

Esta é a primeira vez que este prémio, que tem 22 anos, é atribuído a uma pessoa da Igreja!

Aqui ficam algumas reacções á atribuição deste Prémio a D. Manuel Clemente:


“O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje "de toda a justiça" a atribuição do Prémio Pessoa 2009 ao bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que classificou como "um homem extraordinário".”


“Como presidente da União das Misericórdia Portuguesas e como católico, revejo-me na postura de D. Manuel Clemente como uma figura impar da igreja portuguesa e, por isso, sentimo-nos muito orgulhosos que o prémio lhe tenha sido atribuído”, afirmou Manuel Lemos, em declarações à Lusa.”

“Ficamos todos muito honrados e muito satisfeitos que esse prémio lhe tenha sido atribuído, num momento em que a situação social no nosso país é particularmente grave”, acrescentou.”


“Sobre a escolha, pela primeira vez, de um teólogo e figura proeminente da Igreja Católica, Mário Soares afirmou: "Sou agnóstico e não pertenço a nenhuma religião, mas não tive a menor dúvida em votar a favor desta deliberação".”

“Mário Soares considerou o bispo do Porto "uma grande figura ética para todos os portugueses".”

“Além de ser uma grande figura da Igreja, é uma pessoa relevante para o nosso país e um grande português", acrescentou o antigo chefe de Estado.”
“Salientou ainda como muito positiva "a grande capacidade de diálogo" do bispo do Porto, que teve oportunidade de conhecer em vários debates onde ambos participaram.”



“O padre Agostinho Jardim, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN/Portugal) congratulou-se hoje com a atribuição do Prémio Pessoa ao Bispo do Porto, por considerar que D. Manuel Clemente é uma referência para a sociedade portuguesa.”
“Pela sua personalidade, pela sua cultura, pela sua atitude muito de bispo aberto e muito próximo das pessoas, e pela sua capacidade de reflexão e avaliação dos problemas, considero que o prémio foi muito bem entregue”, disse o presidente da REAPN/Portugal.”

"A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, do combate à exclusão e da intervenção social da Igreja", pode ainda ler-se na justificação.”
“Esta distinção valoriza também o papel cultural e intelectual da Igreja Católica em Portugal, que é muito relevante, mas tem sido pouco reconhecido", salientou.”

“Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo”, escreve o júri na justificação da atribuição do prémio ao bispo do Porto.”


"A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja. Ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, D. Manuel Clemente desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo",”



“O Prémio Pessoa, atribuído hoje ao bispo do Porto, D. Manuel Clemente, honra não só o próprio galardoado mas toda a Igreja, disse à Lusa o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão.”
"É um prémio para o qual D. Manuel Clemente tem excelentes méritos, mas penso que é uma distinção que honra não apenas o próprio, mas toda a Igreja", disse.”

“Para o porta-voz da CEP, D. Manuel Clemente "é um homem que tem tido notáveis intervenções no campo cultural, além do religioso" e acredita que "Fernando Pessoa está a bater palmas junto de Deus" pelo facto de o prémio ter sido atribuído ao bispo do Porto.”


Ler mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário