quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tempo de Quaresma


Hoje é quarta-feira de cinzas dia que marca o inicio da Quaresma. Tempo de penitência, abstinência e jejum. É tempo de conversão!
Nos dias de hoje palavras como, penitencia, abstinência, jejum, assustam muitos de nós pelo facto de vivermos muito voltados para nós próprios, e para a nossa satisfação individual, mas, conversão ainda mais.
Hoje proponho-me a uma pequena reflexão sobre o seu significado no contesto Quaresmal e Cristão.
Penitencia – é talvez das mais duras e assustadoras, embora seja associada á dor, penitencia não tem que implicar dor! Penitencia é sinonimo de tomada de consciência das nossas faltas, e um modo de nos aproximarmos de Deus!
Abstinência – assusta por sermos egoístas, egocêntricos. Abstinência é um modo de penitencia, de purificação! A abstinência ensina-nos a dar mais valor às coisas, e aos sentimentos, e também a olhar para os outros, os pobres os necessitados de modo mais humano!
Jejum – não é passar fome, é isso sim fazer um pequeno sacrifício de renúncia á alimentação. Num mundo onde se desperdiça toneladas de alimentos é um meio de nos consciencializarmos do quanto é doloroso querer comer e não ter!
Conversão – o conjunto da penitência, abstinência e jejum, auxiliado pela oração individual e a participação na Eucaristia, dão consistência á conversão, que é um caminho llloooonnnnnggggggooooooo!!! Até ao fim dos nossos dias!!!
A conversão não é beatice! A conversão implica Fé! Fé em Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário