quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jovens Cristãos e a Política


Num blog de que sou seguidor – um blog direccionado aos jovens – decorreu na semana passada uma sondagem cuja pergunta era: A tua fé é determinante na hora de votar?

Embora o numero de pessoas que responderam a esta sondagem seja diminuto, (só 14 é que responderam) fiquei perplexo e preocupado com o resultado!
Pois e maioria disse que “ Não” (50%)(7 pessoas), em segundo lugar “Em parte...”(35%)(5 pessoas), e por ultimo”sim”(14%) (2 Pessoas).


Ler mais: http://consolatajovem.blogspot.com/2009/09/sondagem-fe-na-mesa-de-voto.html#comments

Este resultado levanta as seguintes questões:


Que jovens Cristãos estamos nós – Pais, Padres, Catequistas, Animadores de Grupos de Jovens, etc – a formar?


Onde está a falha na formação que lhes foi e continua a ser dada?


Questiono isto porque, como Cristãos Católicos, todos devemos nos empenhar em tudo o que se relaciona com a vida social, cívica e religiosa! Como tal a política está incluída!

Como Cristãos as nossas escolhas políticas devem, ou deveriam de ser coincidentes com a nossa Fé, com a ideologia Cristã!

Não faz sentido, não é lógico, um Cristão não reflectir a sua opção de voto mediante os seus princípios morais, cívicos e religiosos!Tal opção é renegar os seus ideais a sua Fé Cristã!

Sabendo nós que na política existem partidos que propõem políticas e ideologias antagónicas á Fé Cristã, é preocupante que entre os jovens Cristãos não exista o cuidado moral de votar de acordo com a sua Fé, com a doutrina da Igreja!

Ler: http://antonioparente.weblog.com.pt/arquivo/2007/01/agencia_zenit_o_papa_insiste_n



1 comentário:

  1. Partes de um principio errado, ou que pelo menos eu nunca partiria, que é o de que sabes quais são os verdadeiros principios cristãos...

    Eu explico: falas do BE e do PCP que por serem a favor da eutanásia e do aborto são contra os principios cristãos. Muito bem, eu falo-te PS, PSD e CDS-PP que defendem o individualismo na sociedade, por exemplo, algo que, como sei que leste a última encíclica do papa sabes que ele criticou com extrema força todo o tipo de ideias sociais deste tipo de partidos de direita. Mais, nem dentro da própria igreja encontras uma só voz. Já tivemos um papa que era a favor dos contraceptivos e outros que não, temos bispos e teólogos até que não votariam não no nosso referendo do aborto.

    No fundo é o que a Susana diz no cjovem, nada mais...

    ResponderEliminar