segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nobel da literatura 1998 = Ateu de mau gosto = pessoa que pouco ou nada sabe sobre religião


"Caim é um livro escrito contra toda e qualquer religião. Ao longo da história, todas as religiões, sem excepção, fizeram à humanidade mais mal que bem. Todos o sabemos, mas não extraímos daí a conclusão óbvia: acabar com elas. Não será possível, mas ao menos tentê--mo-lo." Sugere que tal se verifique pela análise e crítica implacável porque "A liberdade do ser humano assim o exige." E não evita deixar bem esclarecido que "o cérebro humano é um grande criador de absurdos e Deus é o maior deles.”

“Em entrevista à Lusa a propósito do lançamento do seu mais recente livro "Caim", Saramago afirmara que "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".”

"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.”




Estas são algumas das declarações de José Saramago, Nobel da literatura em 1998 a propósito do seu novo livro, “Caim”. Uma sátira de mau gosto, de alguém que pelos vistos pouco ou nada sabe sobre religião, sobre a Bíblia e sobre Deus!



Esse senhor que fala de religião como quem está a falar de algo que é demoníaco, macabro e até um entrave para o desenvolvimento humano. Um homem que se assume ateu, que não frequenta nenhuma religião, que sabe ele sobre o assunto?


Um homem que se diz comunista. Já se esqueceu dos crimes que foram e continuam a ser cometidos em países comunistas?



Porque não escreve ele um livro sobre o comunismo?
Como dizem os jovens, “ai estaria na sua praia”!
Ai poderia falar do que sabe!


ler mais:



http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1395058&seccao=Livros


http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1394615&seccao=Livros


http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1394999&seccao=Livro





Sem comentários:

Enviar um comentário