quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As Mulheres na Igreja


Nos dias de hoje muito se fala da importância da mulher na Igreja.
São elas as grandes guardiãs da Igreja. Devido aos mais variados trabalhos que desempenham dentro da Igreja! São a grande massa de fiéis, de catequistas, e dos variados serviços litúrgicos etc………
São inúmeras as mulheres que contribuem para uma Igreja viva e santa! Madre Teresa de Calcutá, Irmã Emmanuelle, Simone Weil, etc…..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Simone_Weil

http://pt.euronews.net/2008/10/20/france-s-mother-teresa-dies-aged-99/

As mulheres desde o tempo de Jesus que têm um papel importante na Igreja:

“Em seguida, Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Acompanhavam-no os Doze e algumas mulheres, que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios; Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que os serviam com os seus bens.” ( Lc 8, 1-3) – Não seriam mais mulheres do que homens a seguir Jesus?


“Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nomeMarta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.” ( Lc 10, 38-42)


Também S. Paulo lhes atribuía importância e as tinha como suas colaboradoras:


“Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que também é diaconisa na igreja de Cêncreas: recebei-a no Senhor, de um modo digno dos santos, e assisti-a nas actividades em que precisar de vós. Pois também ela tem sido uma protectora para muitos e para mim pessoalmente.Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, pessoas que, pela minha vida, expuseram a sua cabeça. Não sou apenas eu a estar-lhes agradecido, mas todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que se reúne em casa deles.” ( Rm 16, 1-5)

Porque não; mulheres ao Sacerdócio?

Sem comentários:

Enviar um comentário