sexta-feira, 28 de agosto de 2009

É necessário um novo modelo de Igreja II


Após o Concilio Vaticano II, nos seus docomentos, ficou descrito que a principal missão da Igreja é Evangelizar, tal como está descrito no documento “LUMEN GENTIUM”, que aqui coloco um pequeno excerto.


“A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (cfr. Mc. 16,15). Mas porque a Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano, pretende ela, na sequência dos anteriores Concílios, pôr de manifesto com maior insistência, aos fiéis e a todo o mundo, a sua natureza e missão universal. E as condições do nosso tempo tornam ainda mais urgentes este dever da Igreja, para que deste modo os homens todos, hoje mais estreitamente ligados uns aos outros, pelos diversos laços sociais, técnicos e culturais, alcancem também a plena unidade em Cristo.”

Ser-nos há, a nós ocidentais, isso possível, nos dias de hoje?


Depois da frequência de um curso, o curso de Missiologia

http://cursodemissiologia.blogspot.com/ , fiquei com a sensação de que falta muito ao Ocidente para cumprir com a sua Missão. Missão de Evangelizar, de ajudar o próximo, de dar a conhecer Cristo! e porquê?
Porque somos nós Ocidente, que precisamos de ser Evangelizados! Senão vejamos.
O Ocidente está descristianizado, pelo materialismo do ter, pelo advento de novas religiões e seitas e o crescente número de agnósticos!
Para contrariar este cenário é necessário o empenho de todos os Católicos, Bispos, Padres e Leigos!
É essencial uma Nova Evangelização, uma maior formação a nível de conhecimento e Fé e divulgação! Para assim, preparar da melhor maneira aqueles que queiram ir para a Missão?


Ou seja o Ocidente necessita de percorrer um caminho que se divide em três etapas:

1ª – Dar uma maior relevância á formação de todos os seus membros. (Sacerdotes, Leigos, etc)

2ª- Fomentar animação Missionaria, acções de divulgação, apostar na Evangelização no ensino.

3ª- Criar uma maior e melhor articulação entre as Dioceses e as instituições de carisma missionário.

Ler: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/index_po.htm






2 comentários:

  1. em resposta ao teu ultimo comentario....
    não é virando as costas que ajudamos alguém nem olhando so para o nosso umbigo...
    gosto de ajudar os outros...como também gosto que me ajudem a mim....mas com a nossa sociedade a degradar-se a cada dia que passa...ja são poucas as pessoas que param para ouvir os outros e para se ouvirem a si proprias...so pensam em ter / possuir...e não em escutar....

    ResponderEliminar
  2. eu sei que não me estavas a criticar....
    obrigada pela tua força e pelos teus comentários

    ResponderEliminar