quarta-feira, 26 de agosto de 2009

É necessário um novo modelo de Igreja I


Quantas vezes ouvimos nas nossas Paróquias frases como esta:

“ A igreja está morta, tem cada vez menos pessoas”

Que fazemos nós para alterar esse cenário? Pouco, ou quase nada!
Onde poderemos encontrar as respostas a esta necessidade de dinamização da Igreja? Na Bíblia, mais precisamente em S. Paulo, nas suas cartas apostólicas!

S. Paulo é o modelo da Igreja do futuro, é o modelo que deve ser seguido por todas as Paroquias, Vigararias, Dioceses etc ………

Lendo S. Paulo com muita atenção, nos apercebemos do seu modo de agir, de fazer missão.
Para S. Paulo, os único fundamentos de sua missão era Cristo, e a Graça que Deus lhe tinha concedido.
“pois ninguém pode pôr um alicerce diferente do que já foi posto: Jesus Cristo.” ( 1 Cor 3, 11)
“Não que já o tenha alcançado ou já seja perfeito; mas corro, para ver se o alcanço, já que fui alcançado por Cristo Jesus.” ( fl 3, 12)
“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou e a graça que me foi concedida, não foi estéril. Pelo contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles: não eu, mas a graça de Deus que está comigo.” (1 Cor 15, 10)

S. Paulo promovia o encontro pessoal e individual com os Cristãos, com quem estabelecia contactos tanto pessoais, como por carta:
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor.
Quando parti para a Macedónia, recomendei-te que ficasses em Éfeso, para dissuadir alguns de ensinarem doutrinas estranhas e de se ocuparem de fábulas ou de genealogias intermináveis, que favorecem mais as discussões do que o desígnio de Deus que se realiza na fé.” (1Tm 1, 1-4)
Criando assim uma grande rede de colaboradores, que muito amava e respeitava! Só assim se compreende a quantidade de comunidades que fundou.
“Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que também é diaconisa na igreja de Cêncreas: recebei-a no Senhor, de um modo digno dos santos, e assisti-a nas actividades em que precisar de vós. Pois também ela tem sido uma protectora para muitos e para mim pessoalmente.Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, 4pessoas que, pela minha vida, expuseram a sua cabeça. Não sou apenas eu a estar-lhes agradecido, mas todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que se reúne em casa deles.Saudai o meu querido Epéneto, o primeiro fruto da Ásia para Cristo. Saudai Maria, que tanto se afadigou por vós. Saudai Andrónico e Júnia, meus concidadãos e meus companheiros de prisão, que tão notáveis são entre os apóstolos e que, inclusivamente, se tornaram cristãos antes de mim.Saudai Ampliato, que me é tão querido no Senhor. Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e o meu querido Estáquio. Saudai Apeles, que deu provas do que ele é em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo. Saudai Herodião, meu concidadão. Saudai os da casa de Narciso, que pertencem ao Senhor. Saudai Trifena e Trifosa, que se afadigam pelo Senhor. Saudai a minha querida Pérside, que tanto se afadigou pelo Senhor. Saudai Rufo, o eleito no Senhor, e a mãe dele que o é também para mim.Saudai Assíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e todos os irmãos que estão com eles. Saudai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, Olímpio e todos os santos que estão com eles.” ( Rm 16, 1-15)

Poderemos dizer que estes três pilares ajudariam a rejuvenescer a nossa Igreja.

A fé na Graça de Deus e em Cristo!

O amor e respeito comunitário!
Uma maior colaboração e intervenção dos leigos!

2 comentários:

  1. Olá João. O meu nome é Nelson e sou de Albufeira.

    Gostaria de saber se conheces a Liam (Liga Intensificadora da Acção Missionária) e se me poderias dar alguma informação. Obrigado

    Nelson Viana ( nfviana@hotmail.com )

    ResponderEliminar
  2. Ólá Nelson
    Não, não conheço!
    Desculpa não te poder ajudar!

    ResponderEliminar