sábado, 16 de janeiro de 2010

Casamentos de Santo António




O Patriarcado de Lisboa já deu a entender que a Igreja Católica vai deixar de participar nos Casamentos de Santo António, deu inclusive indicações para que os matrimónios deixem de se realizar na Sé. Em causa estão, as recentes alterações legais ao regime do casamento civil e a forma como a iniciativa tem decorrido nos últimos anos.

A decisão foi tomada assim que a discussão política sobre o casamento homossexual começou na opinião pública, garantiu ao jornal Diário de Notícias fonte da diocese, que recusa que esta seja uma reacção à notícia de ontem do jornal Público, onde a câmara abriu a possibilidade de os casais homossexuais se candidatarem.

E se fosse verdade, que o Patriarcado de Lisboa vai deixar de participar nos Casamentos de Santo António devido á câmara abriu a possibilidade de os casais homossexuais se candidatarem? Faria na mesma todo o sentido!

Os Casamentos de Santo António são, ou deveriam de ser, Casamentos Católicos. Santo António é um Santo Católico, portanto casar sob a sua protecção implica ser Católico! E como é sabido por toda a sociedade, a Igreja Católica não aprova o casamento homossexual.

Haverá quem vai achar esta tomada de posição discriminatória, xenófoba e até homofóbica!

Mas, tal como diz o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé:

“a iniciativa das noivas de Santo António tem sido desvirtuada nos últimos anos, com a realização de casamentos civis e até de pessoas de outras religiões. "A minha opinião é que a câmara tem liberdade para tomar esta posição, tal como a Igreja tem liberdade para não pactuar com ela. Não minha perspectiva, não faz qualquer sentido."”

Ler mais: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1471116&seccao=Sul#Post546838

Sem comentários:

Enviar um comentário