terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Portugal desorientado



Hoje em dia em Portugal quando se fala de economia, politica e emprego, fala-se de crise!

João César das Neves, no seu artigo de opinião publicado no jornal Diário de Noticias de ontem, destaca que os portugueses estão desorientados!
Fala-nos do desânimo, do “cruzar os braços” evidente no comportamento da sociedade, do povo português!
Em todo o artigo demonstra coerência e um conhecimento profundo e correcto da realidade actual!

Aqui fica o que demais significativo para mim lá encontrei, e algumas considerações de minha autoria:

“As novas gerações queixam-se do sistema sem futuro que os pais criaram na revolução e que os condena ao emprego precário. Multiplicam-se as queixas, escândalos, intrigas, fúrias, desconfianças. Apela-se a um Salazar que venha pôr isto na ordem. Portugal está desanimado.”

Sempre conheceram uma vida feita de facilidades, portanto, ao mínimo problema sentem grandes dificuldades!

“Os que se lamentam da situação actual já esqueceram os terríveis sofrimentos do tempo da guerra mundial, mesmo sem termos entrado, e da guerra colonial, em que entrámos 13 anos. Já não se lembram das enormes crises de 1970 e 1980 e dos medos na entrada na Europa. Todas essas coisas parecem longínquas, mas as gerações anteriores enfrentaram problemas muito piores e conseguiram trazer-nos até aqui. O nosso sarcasmo e desilusão é simples mediocridade. Queixamo-nos dos políticos que são patéticos. É bom não imitarmos a sua indignidade.”

Os nossos políticos são o espelho da nossa sociedade! Se eles na sua maioria são mãos, é sinal de que a nossa sociedade na sua maioria é má!!

“Porque o problema de Portugal não se revolve nas leis e no Parlamento. A dificuldade não está no Orçamento e portarias. A solução não passa pelos programas ministeriais e debates partidários. É através da acção diária de 10 milhões de pessoas, cada uma a tentar melhorar a vida, que o País avança.”

Por mais leis, orçamentos ou portarias que se criem haverá sempre um meio de as contornar! É esse o pensamento de grande parte dos portugueses!

Termina o artigo com esta magnifica frase:

“Precisa de trabalhar em vez de se endividar; de empreender em vez de reivindicar; de poupar e investir em vez de esperar do Governo. O único real obstáculo é o desânimo.”

Ler mais: http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1472479&seccao=Jo%E3o C%E9sar das Neves&tag=Opini%E3o - Em Foco

Sem comentários:

Enviar um comentário