segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A mensagem de Natal só para os Cristãos




Está na moda questionar, criticar e até dizer mal da religião! De modo especial e particolar da religião Católica!

A Senhora Fernanda Câncio é exemplo disso!
Ler: http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1464718&seccao=Fernanda C%E2ncio&tag=Opini%E3o - Em Foco#AreaComentarios

Não discordando totalmente da sua opinião em relação á visibilidade dada á Igreja Católica na televisão pública, tenho que dizer que perde toda a razão devido ao modo aguerrido, é até ofensivo, com que critica a "Mensagem de Natal de sua eminência reverendíssima o cardeal-patriarca de Lisboa”!

Senão vejamos:

“Na noite de 24 de Dezembro, a seguir ao telejornal da RTP1, surgiu no ecrã um dístico: "Mensagem de Natal de sua eminência reverendíssima o cardeal-patriarca de Lisboa." Seguiu-se um monólogo de 8,38 minutos no qual o dito falou sobre "o direito de ser ateu" como novidade desagradável e saudou os crentes das religiões "de deus único" apelando à sua união: "Juntos havemos de contribuir para que Deus não seja excluído do nosso mundo e da nossa história."”

Ser ateu é um direito comum a todo e qualquer cidadão! Mas, ser crente também o é!!
Como crente todo o cidadão tem o direito e o dever de desejar e “contribuir para que Deus não seja excluído do nosso mundo e da nossa história!”

“Vou repetir: na noite de 24 a RTP passou propaganda religiosa com a dignidade de uma comunicação de alta figura do Estado. É legal? Legítimo? Aceitável? Através da direcção de programas, a RTP responde: "Ilegal não é." "Será discutível", reconhece, mas sublinha: "É costume - a maioria dos portugueses são católicos, portanto."

É verdade, vivemos num Pais com um Estado laico, em que as religiões estão separadas do Estado!
Mas o que é o Natal? O nascimento de Jesus, o nascimento do filho de Deus!
Portanto é uma festa Cristã, uma festa RELIGIOSA!
Faz sentido esta "Mensagem de Natal de sua eminência reverendíssima o cardeal-patriarca de Lisboa”!

“ Vejamos: a presidente do PSD fez uma mensagem vídeo de Natal. Passou onde? Nos telejornais, como notícia. Se o presidente do Benfica, que tem uns milhões de adeptos, quiser fazer uma mensagem antes de um derby, a RTP deixa? E o líder da comunidade muçulmana, pode "falar ao país"? Pois. E porquê? Porque a lei é clara: a propaganda política é proibida fora do tempo de antena, ao qual (que é proibido aos feriados) podem aceder organizações políticas, associações ambientais, desportivas, etc. - mas nunca religiosas; é exigido o pluralismo religioso na programação.”

Comparar a "Mensagem de Natal de sua eminência reverendíssima o cardeal-patriarca de Lisboa”, com a mensagem de um qualquer partido politico ou associação, etc, é ofensivo, inoportuno e desproporcional!

Resumindo, todas as referenciais feitas neste artigo de opinião á Igreja, vão no sentido pejorativo e ofensivo! São referências desproporcionais e desnecessárias!

Será esta a sociedade que queremos? Uma sociedade de modas, de igualdades desiguais?

Ler mais: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=76914

Sem comentários:

Enviar um comentário