domingo, 29 de novembro de 2009

Advento





A menos de um mês do Natal, já cheira a Natal! Mas, cheira a que Natal? O Natal do consumismo, das prendas e do comércio, não o verdadeiro Natal! Aquele que implica preparação, revisão de vida, aquele que vem na sequencia do Advento.
Advento tempo reflexão, mas, esquecido por muitos dos que celebram o Natal. Porquê? Porque o Natal é hoje em dia um mero motivo de festa, oportunidade para juntar a família, ocasião para troca de prendas. Tudo bons motivos! Mas, e o principal motivo? Esse está esquecido, relegado para segundo lugar! Natal é celebrar o nascimento de Jesus, o filho de Deus! É celebrar o nascimento do Salvador!
Este Natal necessita de preparação espiritual, precisa de tempo de recolhimento, de paragem!
Necessita de um Advento!

Então o que é o Advento?

“Advento, em latim “Adventus”, significa “vinda”.”

“Não é fácil precisar a história e o primitivo significado do Advento; além disso, as informações sobre suas verdadeiras origens são poucas. Advento é a preparação para o Natal. O testemunho mais antigo encontra-se em uma passagem de Santo Hilário (por volta de 366), que diz: "Sancta Mater Ecclesia Salvatoris adventus annuo recursu per trium septimanarum sacretum spatium sivi indicavit" (CSEL 65, 16). “A santa mãe Igreja oferece um espaço sagrado de três semanas por ano para a vinda do Salvador.”

“No Rito Romano, começa no Século VI, no sentido de espera jubilosa do Natal, e a sua pré-história remonta às Gálias e à Espanha dos fins do Século IV, como preparação ascética para o Natal e a Epifania.”

“No Século V o começo do Advento era na festa da Anunciação (18 de Dezembro - hoje, a Anunciação é comemorada em a de Março). Apenas no Século X o seu início passou a ser no Domingo, quatro semanas antes do Natal.”
“Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza.”

“A expectativa vigilante e alegre caracteriza sempre o cristão e a Igreja, porque o Deus da revelação é o Deus da promessa, que manifestou em Cristo toda a sua fidelidade ao homem: "Todas as promessas de Deus encontram nele seu sim" (2 Cor 1, 20). O Advento é tempo de expectativa alegre, porque aquilo que se espera certamente acontecerá. Deus é fiel. A vinda do Salvador cria um clima de alegria que a liturgia do Advento não só relembra, mas quer que seja vivido.”


“No Advento, toda a Igreja vive a sua grande esperança. O Deus da revelação tem um nome: "Deus da esperança" (Rm15,13). Não é o único nome do Deus vivo, mas é um nome que o identifica como "Deus conosco". O Advento é o tempo da grande educação à esperança: uma esperança forte e paciente; uma esperança que aceita a hora da provação, da perseguição e da lentidão no desenvolvimento do Reino; uma esperança que confia no Senhor e liberta das impaciências subjetivistas e do frenesi do futuro programado pelo homem. Na convocação ao testemunho da esperança, a Igreja, no Advento, é confortada pela figura de Maria, a mãe de Jesus. Ela que "no céu, glorificada em corpo e alma, é a imagem e a primícia da Igreja... brilha também na terra como sinal de segura esperança e de consolação para o povo de Deus caminho, até que chegue o dia do Senhor" (2 Pd 3, 10).”


“Advento, tempo de Conversão. Não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retornar ao Senhor de todo coração, na expectativa da sua volta. A vigilância requer luta contra o torpor e a negligência; requer prontidão e, portanto, desapego dos prazeres e bens terrenos. O cristão, convertido a Deus, é filho da luz e, por isso, permanecerá acordado e resistirá às trevas, símbolo do mal, pois do contrário corre o risco de ser surpreendido pela parusia. Esse comportamento de vigilante espera, na alegria e na esperança, exige sobriedade, isto é, renúncia aos excessos e a tudo aquilo que possa desviar-nos da espera do Senhor.”

Ler mais:


http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=76390

http://sdpjleiria.blogspot.com/2009/11/comunidade-cristo-de-betanea-desafio-de.html

http://www.capuchinhos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1253:dezembro-2009-e-janeiro-2010&catid=128:escola-da-palavra&Itemid=69

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=76372

Sem comentários:

Enviar um comentário