quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Uma cruz na parede


Hoje ao ler esta noticia no jornal Diário de Noticias:



Fiquei triste, preocupado e até indignado, com a maneira como algumas pessoas e associações em Portugal olham para a nossa cultura, sociedade e religiosidade!

Triste porque, embora a maioria dos portugueses não sejam religiosos, quase todos, para não dizer todos, quer queiram, quer não, adquiriram uma formação, um conhecimento, uma cultura Cristã, que agora alguns querem renegar. Uma formação, um conhecimento, uma cultura Cristã milenar e europeia!!

Preocupado porque, estes movimentos demonstram algum fundamentalismo anti-religioso e cultural contra a sociedade de que fazem parte! E todo e qualquer fundamentalismo é mau, é preocupante e indesejável!

Indignado porque, renegar aquilo que somos é perder identidade, é andar á deriva! O respeito pelos outros passa pela tolerância, pela capacidade de ouvir, de dialogar e não pela proibição! Uma cruz na parede não obriga ninguém a ser Cristão!

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o padre Manuel Marujão, a este respeito diz o seguinte:

"Para os católicos é um símbolo religioso, para outros é um senhor que deu a vida pelos outros. Um ícone anti-violência".

"Se vamos vetar todos os símbolos que possam ter um cariz religioso, qualquer dia não podemos ter uma medalhinha ao pescoço, mesmo que seja por uma questão de estética"

Eu vou mais longe, é com alguma mágoa que vejo muitas pessoas usarem terços e cruzes ao pescoço sem conhecerem o seu significado, como um simples adorno, como utensílio de claro embelezamento!

Será que qualquer dia os Cristão também serão proibidos de falar de religião, da sua fé, da sua crença publicamente?

Ser crente ou ateu, é uma questão de opção pessoal!


Não tem nada a ver com uma cruz pendurada na parede!



1 comentário:

  1. Para dizer a verdade ja nos nossos dias vemos que a sociedade não aceita com bom agrado alguem que seja religioso...alguem que acredite num Ser maior que nos e melhor!!!
    Quem diz que é cristão e que vai à igreja é ridicularizado pelo meio envolvente!!!
    As pessoas...se tiverem que tomar um decisão entre continuar a afirmar-se catolico ou a não ser ridicularizado pela sociedade...não vão pensar duas vezes e vão deixar de se afimar, e ate, de serem catolicos...
    Acho que as pessoas que usam a cruz ao pescoço ja nem sabem o signiicado dela, mas usam so por usar....ja não vêm na cruz um Homem que deu a vida por nos!!!
    a cruz é so uma peça!!!
    Ser e acreditar em Deus e na Cristandade está em vias de extinsão!!!

    ResponderEliminar