sábado, 25 de setembro de 2010

Os cinco pilares do Islamismo



Como os muçulmanos se encontram espalhados pelo mundo, é natural que a sua pratica religiosa apresente grandes diferenças, consoante a civilização em que se encontram inseridos.
Há, no entanto, um ponto que os une: os cinco pilares do Islão (as cinco obrigações religiosas básicas).

1º Pilar, a profissão de fé (shahada) - a primeira obrigação de um muçulmano consiste em recitar o credo (shahada) «Não existe nenhum Deus senão Alá, e Muhammad é o seu profeta.»
Alem de acreditar num único Deus, o bom muçulmano rejeita tudo o que ponha em causa essa unidade. Comete shirk («idolatria, politeísmo») quem sobrepuser a Deus pessoas, riqueza, interesses.

2º Pilar, as cinco orações rituais (salat) - o muçulmano deve efectuar uma oração ritual cinco vezes ao dia. A oração ritual obedece a um conjunto rigorosamente definido de posições (de pé, curvado, prosternado, sentado) e é um acto de louvor e de adoração – expressão de fé na misericórdia de Deus.
Para cumprirem a oração ritualantes de o sol nascer, ao meio-dia, à tarde, pelo menos uma hora antes do pôr do sol e á noite –, os muçulmanos devem estar num estado de «purificação legal» (graças a uma ablução geral ou parcial), que se estende ao vestuário e ao local onde é proferida, e orientarem-se para Meca.
Uma oração ritual rezada a preceito inclui os país, os parentes, os amigos e os indigentes.

3º Pilar, o jejum
(saum) - o Ramadão é o nono mês do calendário islâmico e dura vinte e nove a trinta dias.
O jejum começa e termina com a chegada da lua nova, quando a «nova luz» se torna visível – regra geral, dois ou três dias após a lua nova. Para muitos muçulmanos, o mês do jejum é símbolo de esperança. O mandamento divino do jejum é sinonimo de uma maior entrega a Deus e de mais solidariedade com os crentes da mesma confissão em todo o mundo. Deve ser rigorosamente observado desde o nascer ao pôr-do-sol. Durante o dia, todos os muçulmanos adultos e de boa saúde, quer mental quer física, se abstêm de ingerir alimentos sólidos ou líquidos, de recorrer a estimulantes (por exemplo, fumar) e de manter relações sexuais.
Dado que o jejum altera a percepção que o homem tem de si, o Ramadão é uma excelente oportunidade de os fiéis se voltarem integralmente para Deus sem se dispersarem. A imagem islâmica do ser humano assenta num todo, composto por corpo, espírito e alma.
O Ramadão é um período de penitência e de reconciliação, em que as horas nocturnas devem ser aproveitadas para restabelecer a paz. A Noite do Destino, habitualmente celebrada no 27º dia do Ramadão, e a festa da Ruptura, que marca o fim do jejum, são duas datas importantes do calendário islâmico.

4º Pilar, a esmola obrigatória (zakat) - o termo zakat refere-se ao tributo obrigatório, semelhante a um imposto, destinado aos pobres, e os muçulmanos interpretam-no como uma acção purificadora da cupidez. A esmola obrigatória simboliza a gratidão a Deus, que dotou todas as criaturas com o suficiente para viverem.
Os muçulmanos abastados têm o dever de partilhar os seus bens com os mais carecidos; estes têm direito a uma parte do património dos primeiros.

5º Pilar, a peregrinação a Meca (hadj) - a peregrinação a Meca (hadj) constitui, para os muçulmanos, o ponto culminante da sua vida religiosa, revestindo, por isso, especial importância para toda a comunidade islâmica. Trata-se de uma obrigação com características especiais, e o muçulmano deve cumpri-la, pelo menos, uma vez na vida.


6 comentários:

  1. Antes dos pilares h]a o alicerce e sse no isl\ao ]e o do engano, falsidade e maldade

    ResponderEliminar
  2. Já Jesus nos dizia:
    «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil' será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco' será réu da Geena do fogo.
    Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.»
    (Mt 5, 21-26)

    ResponderEliminar
  3. Conhece Olavo de Carvalho?
    E isto?
    http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU

    1.1 A Igreja Católica: Construtora da Civilização - Introdução

    ResponderEliminar
  4. Haverá maior pecado para um Cristão que a falta de tolerância religiosa? A intolerância para com outras crenças?
    Não sei, o que sei é que sou tanto ou mais Cristão que você!
    Alias, a única coisa que pretendo com estes textos, é dar a conhecer um pouco mais das outras religiões, sem estar a fazer juízos de valor, ou rectificar a sua credibilidade!
    O verdadeiro Cristão é Missionário, não condena, acolhe, dá o exemplo, mostra através dos seus actos e compostura o que é ser Cristão; seguindo o exemplo de Cristo que a todos acolheu e perdoou, até mesmo aqueles que o crucificaram!

    ResponderEliminar
  5. Se estiver certo obrigada se não estiver certo MUITO obrigada ¬¬

    ResponderEliminar
  6. EU VEJO MUITOS CRISTÃOS VIVENDO SUA "FÉ" MAL E PORCAMENTE,MUITOS ESCODEM A BÍBLIA DENTRO DE UMA BOLSA OU A CAMUFLAM DEBAIXO DO BRAÇO, CHORAM DENTRO DA IGREJA MAS QUANDO SAEM SÃO A MESMA PORCARIA, O CRISTIANISMO É PRA SER VIVIDO, O LIVRO TODO DE TIAGO SE VÊ ISSO QUANDO TIAGO DIZ QUE FÉ SEM OBRAS É MORTA,O CRISTIANISMO É AÇÃO E INFELIZMENTE NÃO VEMOS MUITO DISSO HOJE EM DIA... NÃO QUERO DIZER SE O ISLÃ É VERDADE OU MENTIRA, NÃO SOU NINGUÉM PRA JULGAR, MAS QUERO VER SE UM "CRISTÃO" TERIA A CORAGEM DE FAZER O QUE UM ISLÃ FARIA,MORRER PELO QUE ACREDITA .

    ResponderEliminar